Dermatologia


Dermatologia
é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico das doenças que acometem o maior órgão do corpo humano – a pele, tendo em média 2 metros quadrados de área em um indivíduo adulto. A especialidade engloba ainda as doenças que acometem os anexos cutâneos: cabelos e unhas, bem como as mucosas (ex: boca e genitais).

Outra denominação é a dermatovenerologia já que a especialidade tem importante atuação no contexto das doenças sexualmente transmissíveis (doenças venéreas).

A Dermatologia atua em todos os processos fisiopatológicos que envolvem a pele: desde simples infecções, reações auto-imunes e inflamatórias, e tumores. A hansenologia é outra importante área de atuação da dermatologia. Por lidar com a pele, a dermatologia é a especialidade médica mais indicada para atuação em cosmiatria.

Alguns cuidados dermatológicos

• Pele: Higiene; Hidratação; Proteção solar.

• Cabelos: Higiene adequada; Evitar pentes, escovas e fricção com o cabelo molhado; Evitar penteados que tracionem intensamente o cabelo como tranças.

• Unhas: Manter sempre limpas e bem aparadas; Deixar sem esmalte pelo menos uma semana por mês; Não remover totalmente as cutículas a fim de evitar fungos e bactérias.

Importante

Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações aqui disponíveis possuem apenas caráter educativo.

 

***Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de divulgação neste site.***