Ginecologia


A Ginecologia é o ramo da medicina que estuda a fisiologia e as patologias do aparelho reprodutor femininos, no Brasil quase todos ginecologistas atuais são também obstetras*.

Os médicos especializados na prática ginecológica são os ginecologistas. Sua formação e qualificação, tanto médica como cirúrgica, tem por objetivo o tratamento dos aspectos relacionados com a função reprodutora e sexual das mulheres.

O principal objetivo do exame ginecológico é a avaliação dos órgãos pélvicos internos e externos femininos: o útero, os ovários, as trompas de falópio, colo do útero, a vagina e os grandes e pequenos lábios. Também são observados sinais de câncer nas mamas. Deste modo, podem ser detectadas infecções nos rins, bexiga, ou do sistema urinário, ou outras situações que podem afetar a saúde global da mulher, bem como tornar viáveis possíveis gestações. Inspeções ginecológicas são recomendadas a partir da maturidade sexual e devem ser mantidas mesmo após a menopausa.


Fique atento

• Obstetras são especialistas que cuidam do desenvolvimento do feto, além de prestar assistência à mulher nos períodos da gravidez, parto e pós-parto.

Importante

Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações aqui disponíveis possuem apenas caráter educativo.

 

***Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de divulgação neste site.***