Nefrologia

A Nefrologia é uma especialidade médica vocacionada para o estudo e tratamento das doenças que afetam o funcionamento dos rins. Por vezes, essas doenças só afetam os rins, mas é necessário sublinhar que na maior parte dos casos as doenças que afetam os rins são doenças gerais, como a diabetes Mellitus, a hipertensão arterial e algumas doenças imunológicas, que provocam lesões em vários órgãos e também nos rins.

Na maioria dessas situações, a perda de função renal pode ser evitada se os doentes forem observados precocemente e seguidos numa consulta de nefrologia. A realidade é que muitos doentes só são enviados tardiamente para um médico nefrologista, habitualmente quando já têm insuficiência renal moderada ou grave e, nessas condições, a insuficiência renal já tem um caráter irreversível.

Muitas vezes, o melhor que o nefrologista pode fazer é impedir ou retardar o agravamento da doença renal, que já tem vários anos de evolução utilização inadequada de alguns medicamentos de uso corrente, como os analgésicos e os antiinflamatórios, por exemplo, também pode provocar lesões renais.

Fique atento

A utilização inadequada de alguns medicamentos de uso corrente, como os analgésicos e os anti-inflamatórios, por exemplo, também pode provocar lesões renais. Se não forem diagnosticadas precocemente e se não forem tratadas corretamente, as doenças renais podem provocar perda progressiva da função renal e evoluir para a insuficiência renal crônica.

Importante

Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações aqui disponíveis possuem apenas caráter educativo.

***Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de divulgação neste site.***