Odontologia


Odontologia
é a área da saúde humana que estuda e trata o sistema estomatognático - compreende a face, pescoço e cavidade bucal, abrangendo ossos, musculatura mastigatória, articulações, dentes e tecidos. Cirurgião-Dentista é a denominação dada a estes profissionais, responsáveis pela prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças da boca e maxilares, bem como todas as suas estruturas anexas. A odontologia abrange as seguintes especialidades:


Cirurgia bucomaxilofacial:
Especialidade odontológica responsável pela recuperação, através de técnicas cirúrgicas, de todo o sistema estomatognático (região responsável, principalmente, pelas funções mastigatórias), comprometido do ponto de vista estático e (ou) patológico recuperando suas funções.


Dentística:
Especialidade odontológica que objetiva estética, devolução da função mastigatória e reabilitação de dentes comprometidos por cáries, fraturas ou danificados por fenômenos como abrasão e erosão. São as restaurações, ou como antigamente chamava-se “as obturações”.


Endodontia:
Especialidade odontológica que cuida do endodonto, ou seja, das estruturas internas do dente envolvendo o canal radicular, o famoso tratamento de canal.


Odontopediatria:
Especialidade odontológica que visa à prevenção, manutenção e reabilitação da saúde bucal da criança.


Ortodontia/Ortopedia facial:
Especialidade odontológica direcionada à correção do mal posicionamento dos dentes e dessa forma sanar problemas estéticos e funcionais, com a utilização de aparelhos fixos e móveis.


Ortopedia funcional dos maxilares:
Especialidade odontológica que através de uma análise geral do paciente (estético, funcional e psicológica) fica encarregada de solucionar problemas como dor orofacial, bruxismo e mal posicionamento dos dentes, com a utilização de aparelhos móveis, exercícios de orientação mastigatória e até laser terapia. Também realiza tratamentos conjuntos com Otorrinolaringologistas ou Fonoaudiólogos para a solução de problemas odontológicos decorrentes de alteração no padrão respiratório normal.


Prótese dentária:
Especialidade odontológica destinada à substituição de um ou mais elementos dentais perdidos com a confecção de coroas dentárias, núcleos, próteses totais (dentadura) e prótese parciais (fixas e removíveis).


Periodontia:
Especialidade odontológica que visa à saúde de todo periodonto (em volta do dente), compreendendo as estruturas que dão suporte, nutrição e sensibilidade ao dente.

Importante

Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações aqui disponíveis possuem apenas caráter educativo.

 

***Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de divulgação neste site.***